truco_149.jpg

Truco

Categoria: Jogos

Localidade: Serra

Cadastrante: Maria Eduarda Gama (Pessoas em minha família fazem da mesma forma)

Data da postagem: 09/04/2017

Um jogo de cartas.

Aprendi esse jogo de cartas com minha família.

Regras do Jogo Truco Mineiro

Descrição
O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.
Jogadores - 4.
Baralhos - um baralho, sendo que o curinga e as cartas 8, 9, e 10 não são utilizadas.
Distribuição - três cartas para cada participante.
Objetivo - fazer 12 pontos.

Definições
Manilhas - São fixas. Dá mais forte para a mais fraca: 4 de Paus/7 de Copas/Ás de Espadas/7 de Ouros
Rodada - uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta.
Mão - composta de duas a três rodadas, e vale inicialmente 2 ponto.
Truco - proposta para subir o valor de pontos da mão para 4.
Seis - proposta para subir o valor de pontos da mão para 8.
Nove - proposta para subir o valor de pontos da mão para 10.
Doze - proposta para subir o valor de pontos da mão para 12.
Mão de 10 - quando uma das duplas está com 10 pontos.
Mão de ferro - quando as duas duplas estão com 10 pontos.
Carta coberta - carta jogada virada (com a face voltada para baixo), que não vale nada.
Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3

O Jogo
Após a distribuição das cartas. Inicia-se uma mão, valendo 2 pontos. As mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 10 já começa valendo 4 pontos. Na mão de ferro, o jogo é jogado da mesma forma, porém os jogadores não podem ver as suas cartas ("no escuro").

A Mão
A mão pode ter 3 rodadas. O jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada, e a dupla que conseguir vencer duas rodadas leva a mão. Em caso de empate em uma das rodadas, a dupla que tiver ganho a primeira rodada leva a mão. Se todas as rodadas empatarem, nenhuma das duplas ganha ponto e uma nova mão se inicia.

Truco
Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 4 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (dois). Se a dupla adversária pedir 6, a dupla que pediu o truco deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 10, e assim por diante. Um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 4, 6, 9 e 12. Por exemplo, ele não pode pedir 9 se o jogo está valendo 4, nem pedir 6 se o jogo vale 2. Uma dupla não pode pedir truco duas vezes seguidas. Quando uma dupla fugir, a outra dupla leva a mão e o valor atual dela em pontos. Exemplo: a mão está valendo 6 e uma dupla pede 9 - se a dupla adversária fugir, a dupla que pediu 9 ganha 8 pontos (o valor atual da mão). Na mão de 10 não se pode pedir truco, se uma dupla pedir ela perde o jogo automaticamente.

Compartilhe este bem cultural:

Você sabe o que é um fazer popular?

Seguindo o ponto de vista de Aloísio Magalhães, artista, profissional e homem público que muito lutou pela preservação da cultura brasileira, um fazer popular é bem cultural imaterial que pode ser herdado da família ou adquirido pelo convívio em sociedade. Monumentos e construções históricas, assim como bens imateriais classificados como ícones regionais possuem mecanismos oficiais para garantir sua preservação, as pequenas manifestações culturais do nosso dia a dia não tem esta sorte. São elas que nos conferem identidade e o sentimento de pertencermos a um lugar.

Continuar lendo
Atividades extra-classe pela valorização dos nossos bens culturais. Informe-se
Logotipo da Unimed-Vitória Logotipo da Lei Rubem Braga e da Prefeitura Municipal de Vitória Projeto apoiado pela Lei de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória.