caranguejo-uca-prato_83.jpg

Caranguejada com a Família

Categoria: Comidas

Localidade: Vitória

Cadastrante: Rafael Scopel Paviotti (Sou eu mesmo que faço)

Data da postagem: 23/02/2017

Encontro de família, desde o mais novo até os patriarcas, para comemorar com uma fabulosa caranguejada.

Uma lembrança que me acompanha desde à época de menino são as famosas caranguejadas de família. Mesmo com minha família sempre indo cada um para um canto no verão, pelo menos um final de semana de Janeiro, nos reuníamos em nossa casa de praia no litoral do município da Serra para fazer uma boa caranguejada. Todo mundo se envolvia... as crianças cortando os temperos e correndo atrás dos caranguejos quando "sem querer" um ou outro fugia da área de serviço, os homens da família limpando, um a um, o prato principal, as mulheres já preparando a mesa e os complementos como vinagrete e farofa, e os mais velhos cozinhando "o bichão", propriamente dito.
Na hora de comer, tudo é farra! Caranguejos de um lado para o outro, cascas vazias se juntando no lixo, copos melecados e sujos, rostos lambuzados e dedos machucados... sem mencionar os dentes que, vez e outra acabavam quebrando por quererem economizar no "martelinho" rsrsrs. Realmente uma festa completa.
O interessante disso é que, com o passar do tempo e com a renovação da família (nascimentos e falecimentos), sempre me ficou a imagem de que o motivo para nos reunirmos era o tão famoso caranguejo, quando na verdade, queríamos somente nos reencontrar, usando o caranguejo como desculpa.

Compartilhe este bem cultural:

Você sabe o que é um fazer popular?

Seguindo o ponto de vista de Aloísio Magalhães, artista, profissional e homem público que muito lutou pela preservação da cultura brasileira, um fazer popular é bem cultural imaterial que pode ser herdado da família ou adquirido pelo convívio em sociedade. Monumentos e construções históricas, assim como bens imateriais classificados como ícones regionais possuem mecanismos oficiais para garantir sua preservação, as pequenas manifestações culturais do nosso dia a dia não tem esta sorte. São elas que nos conferem identidade e o sentimento de pertencermos a um lugar.

Continuar lendo
Atividades extra-classe pela valorização dos nossos bens culturais. Informe-se
Logotipo da Unimed-Vitória Logotipo da Lei Rubem Braga e da Prefeitura Municipal de Vitória Projeto apoiado pela Lei de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória.